quinta-feira, 31 de maio de 2012

Uma reunião de amigos


1ª Mateada no Lago proporciona integração da comunidade e visitantes

Serranos e turistas formaram uma integração no lago São Bernardo


Nas margens do Lago São Bernardo, numa manhã típica de outono, a cuia passando de mão em mão e muita conversa por todos os lados. Assim aconteceu no último domingo, 27, a 1ª Mateada no Lago. Evento cujo principal objetivo foi alcançado, o de formar uma integração entre os participantes.
Além da boa conversa que preencheu toda a manhã, algumas atrações locais também completaram este encontro. Os gaiteiros da Associação dos Acordeonistas dos Campos de Cima da Serra animaram os presentes tocando os ritmos aqui do sul. No mesmo espaço a literatura serrana também esteve representada por José Carlos Santos da Fonseca, o “Zeca” que conversou com os mateadores sobre o seu livro São Francisco de Paula - Rio Grande do Sul - História, Encantos e Mistérios - Resgatando o Passado Serrano - Volume 1.
Os gaiteiros da Associação dos Acordeonistas animaram os mateadores com sua música

E além de música o escritor José Carlos Santos da Fonseca também interagiu com os participantes

O evento que iniciou nas redes sociais por um grupo de amigos, tomou proporções maiores e assim aconteceu esta primeira mateada, com a participação de muitas pessoas. Quem caminhava no entorno do Lago São Bernardo parava para ver o que era aquela movimentação e já era convidado para “se chegar” e apreciar um bom chimarrão e a atmosfera de amizade e descontração.
Quem não levou seu mate de casa, não ficou de fora, pois a empresa Ervas Ximango disponibilizou erva mate e água quente para o evento.
Segundo os organizadores essa primeira edição foi um sucesso . “O tempo colaborou, as pessoas compareceram em bom número, tanto serranos quanto turistas, e com certeza superou nossas expectativas”, disse Pedro Ivo Silva Terra, um dos organizadores.
Depois dessa primeira, a promessa é de que muitas outras virão. A ideia é manter a Mateada no Lago como um evento tradicional no município, acontecendo sempre no último domingo de cada mês. E quando o tempo não for favorável ela será transferida automaticamente para o final de semana seguinte.
A  próxima mateada já tem data marcada, será no último domingo de junho, dia 24, a expectativa para próxima edição é novamente de grande público e  a organização já prepara atrações e surpresas para quem comparecer.
Um programa para toda a família  e em meio a natureza
Natureza, chimarrão e amizade:  isso é São Chico!
Preservando a tradição da hospitalidade a mateada foi um evento para todas as culturas


 Texto e fotos: Karine Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário